Morangos
Morango
Os morangos são frutos vermelhos em formato de coração, o que lhes confere uma das aparências mais bonitas de todas as bagas. O seu paladar é uma combinação complexa de doçura e acidez.
Sabia que o morango médio tem cerca de 200 sementes e uma flor de morango tem em média cinco a sete pétalas? E ainda que os morangos são os primeiros frutos a amadurecer na primavera e os antigos romanos usavam este fruto para tratar tudo, desde depressão até febre e dores de garganta?
O Morango é considerado, vulgarmente, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. Este varia de tamanho entre os 2 a 5 centímetros de diâmetro, e tem um formato redondo, na sua parte superior, adelgaçando até à ponta.
Cada morango varia, consoante a sua variedade, em aparência, tamanho e sabor, e está coberto por um tufo de pequenas folhas verdes que crescem em formação circular.
Apesar de ser apelidado de baga, os morangos não são bagas verdadeiras, pois a sua porção carnuda e de cores vivas é conhecida como um recetáculo para conter os ovários, também conhecidos como aquênios, da flor. Esses ovários são pequenas manchas marrom-amareladas a brancas vistas na parte externa do morango e costumam ser chamadas de sementes.
Os morangos podem variar em cor, aparecendo em tons de vermelho vivo, vermelho escuro, rosa, pêssego a branco, e os frutos desenvolvem um leve brilho quando maduros. A superfície da fruta é delicada, facilmente danificada e macia. Abaixo da superfície, a polpa é tipicamente aquosa, firme, mas macia, e às vezes crocante e de natureza suculenta. As sementes do lado de fora também proporcionam uma crocância subtil. Os morangos libertam um aroma perfumado e frutado e devem ser colhidos quando maduros, pois não continuarão a amadurecer após a colheita. Dependendo da variedade, podem ser xaroposos, frutados, agridoces, doces ou doces com acidez equilibrada.
Benefícios do Morango
- Ação anti-inflamatória;
- Ajuda na prevenção de cancro;
- Antioxidante;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Ajuda na perda de peso;
- Regula o açúcar no sangue;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Combate inflamações;
- Regula a pressão arterial.