Maçã
Maçã
Famosa pela fábula bíblica de Adão e Eva, ou pela lei da gravidade de Newton, a maçã é um fruto pomáceo aceite com agrado por quase todos.
A maçã é um aliado da saúde e a sua casca é rica em agentes protetores do organismo, pelo que esta fruta devia ser consumida inteira. No entanto, tem de ser muito bem lavada para se evitar a ingestão de eventuais resíduos de pesticidas.
A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira, árvore da família Rosaceae. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente.
De uma grande diversidade de cores, sabores, formas e texturas, correspondendo a um leque de variedades em constante evolução, a maçã é um alimento de grande valor nutritivo, a qual têm sido atribuídos vários benefícios para a saúde.
É um fruto com uma boa capacidade de conservação, resistente ao transporte e manuseamento, que lhe dá a versatilidade de um alimento moderno. Um fruto naturalmente fresco, doce e rico em fibras, antioxidantes e vitaminas, apreciado por todas as idades.
Em Portugal a maçã é produzida em várias regiões, com produção anual de cerca de 330 mil toneladas em 15 mil hectares de pomares de variedades do grupo Gala, Golden Delicious, Red Delicious, Reineta, Jonagold, Pink, Fuji, Granny Smith, existindo ainda as variedades tradicionais.
Benefícios da Maçã
- Previne doenças cardiovasculares;
- Previne e equilibra a diabetes;
- Facilita o emagrecimento;
- Equilibra a tensão arterial;
- Previne o cancro;
- Ajuda a evitar cáries;
- Retarda o envelhecimento precoce;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Previne a asma e rinite.