Mirtilo
Mirtilo
O Vaccinium myrtillus, popularmente conhecido como Mirtilo, é um arbusto pequeno (1m a 1,5m de altura) pertencente à família das Ericáceas. Este tem origem na Euro-ásia, no entanto também tem a capacidade de crescer em sub-bosques das florestas temperadas da europa. O mirtilo é também conhecido em Portugal como arando e uva-do-monte, e tem um fruto que pode oscilar entre os 7 a 12 mm de diâmetro.
Dadas as suas características medicinais, o mirtilo é cada vez mais procurado pelo consumidor e conhecido como o “Rei dos Antioxidantes” e pelo “Fruto da Juventude”.
A sua planta pode ser quase toda ela utilizada, ou seja, as flores, as folhas, o fruto e as raízes, são portadores de propriedades antioxidantes. Sendo que é no fruto que encontramos a maior percentagem desses antioxidantes. Este fruto é também conhecido por ser rico em vitamina B e C, pelo seu teor em fibras e por fornecer boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, sódio, zinco, cobre e ácido fólico.
No entanto, existem algumas contraindicações. Devido ao seu alto teor em taninos, tanto os frutos como as folhas não devem ser consumidos durante mais de 3 meses consecutivos, pois pode causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.
Benefícios do Mirtilo
- Ação antioxidante;
- Reduz a fadiga muscular;
- Combate o colesterol;
- Baixo em teor de calorias;
- Regula a preção arterial;
- Ajuda a diminuir o açúcar no sangue;
- Previne doenças relacionadas com a visão;
- Diminui a deterioração cognitiva e melhora a função cerebral;