Physalis
Physalis
Physalis L. (em português, fisális), também é conhecida por muitas outras designações, tais como camapu, tomate-capucho, bucho-de-rã entre outras. Pertencente a família Solanaceae é nativa das regiões andinas e produzida em todas as regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo.
A physalis é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes. Apresenta cálice frutífero acrescente, vesiculoso e intumescido, envolvendo completamente o fruto numa linda campânula. Este por sua vez é alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate. A planta pode chegar aos dois metros de altura e produzir entre 2 a 4 quilogramas de frutos.
Physalis é uma linda e exótica fruta que muitos acreditam ser só um enfeite. Porém, está errado quem pensa dessa maneira, pois além de deliciosa, ela faz muito bem à saúde.
Possui um sabor doce, levemente acido e possui poucas calorias, sendo que 100gr de fruta contem apenas 50 calorias.
O fruto é consumido fresco ou seco, também pode ser usada na elaboração de geleias, bombons, gelados, sumos, na preparação de saladas e até de molhos. É especialmente apreciado como fondam, mergulhada em chocolate. Considerado como um dos pequenos frutos mais completos, é rico em proteínas, vitaminas e minerais.
Benefícios do Physalis
- Propriedades cicatrizantes;
- Alivia dores de garganta;
- Rico em vitaminas e minerais;
- Reduz o colesterol LDL;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Combate o reumatismo;
- Antioxidante;
- Rica em proteínas e aminoácidos;