Physalis
Você já ouviu falar na fruta physalis? Ela pode ser consumida in natura, serve para preparar várias receitas culinárias saborosas e ainda é usada na medicina popular devido a seus incríveis benefícios para nossa saúde.
A physalis (diz-se fisális), conhecida também como camapum, saco-de-bode, mulaca e joá, trata-se de uma pequena fruta que pode apresentar-se nas cores amarela, verde, vermelha ou laranja, e fica dentro de uma espécie de casulo composto por uma fina folha. Ela pertence à família das solanáceas, que também encontra-se a berinjela, tomate e batata.
Physalis, um fruto repleto de propriedades e benefícios para a saúde e com grande valor nutritivo.Trata-se de um fruto doce com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e purificantes, envolto por uma capa delicada com aspecto de papel, rico em proteínas, fibras, vitaminas, caratenoides, flavonoides e vários minerais.
Normalmente o fruto de physalis é consumido fresco ou seco, também pode ser usada na elaboração de geleias, bombons, gelados na preparação de saladas e até de molhos. É especialmente apreciado como fondam, mergulhada em chocolate.

A importância dos nutrientes do physalis
Têm sido considerado como um dos pequenos frutos mais completos, é rico em proteínas, vitaminas e minerais.
O physalis é rico em proteínas, aminoácidos essências à massa muscular e defesa do organismo.
Os elementos que mais se destacam nesta fruta são o ferro e a vitamina C, uma dupla que se complementa na perfeição. Ajuda a prevenir a anemia e melhora a disposição da energia nas nossas células.
Temos também uma boa concentração das vitaminas do complexo B, essenciais no controle do stress, da fadiga e cansaço.
O amarelo dourado do physalis mostra-nos que este fruto é rico em betacaroteno, que dentro do organismo se transforma em vitamina A, de extrema importância para a pele, visão e aquele tom bronzeado tão apreciado.
Contém também os tão desejados flavonoides, as substancias anti oxidantes muito importantes na defesa do organismo, têm uma acção protectora de várias doenças, incluindo o cancro.
Para acabar o nosso fruto, também contém fibras que favorecem a saúde dos intestinos assim como as dietas de emagrecimento.
Propriedades importantes do physalis
Estudos científicos recentes mas ainda não concluídos, indicam que o physalis possui uma forte actividade imunológica capaz de combater alguns tipos de cancro e vários tipos de vírus como o da gripe, HIV tipo 1, pólio e herpes.
Actualmente está a ser estudado uma substancia contida no physalis, acredita-se que esta tenha o poder de actuar no sistema imunológico do organismo e que consiga evitar a rejeição dos órgãos transplantados.
Na pele o extracto concentrado desta planta mostrou resultados muito positivos em peles sensíveis e com tendência para dermatites.
Mas não é só fruto que possui qualidades, as folhas do physalis são usadas em infusão pelos índios da Amazónia em doenças da pele, da bexiga, dos rins e do fígado.
O uso da raiz da planta também é feito por algumas tribos do Brasil no tratamento da hepatite e da malária.


As 16 principais razões para incluir physalis na sua dieta
- Têm propriedades cicatrizantes, purificantes
- Alivia dores de garganta
- Diminui albumina dos rins
- Ophysalis é rico em vitamina C e em ferro, um factor muito importante nas dietas vegetarianas, que geralmente carecem deste mineral.
- Limpa as cataratas.
- Favorece a eliminação dos cálculos do ácido úrico e das areias
- Fortifica o nervo óptico e limpa as cataratas.
- Contribui no bom funcionamento da bexiga dos rins e do fígado
- Reduz o mau colesterol
- Fortalece o sistema imunológico
- É útil no controle de diabetes
- Previne alguns tipos de cancro
- Ajuda a diminuir a rejeição de órgãos
- Combate o reumatismo
- Auxilia nos problemas de pele
- Ajuda no controle do febre